quarta-feira, 20 de agosto de 2008

apresentação
A função tradicional das gincanas escolares, ao longo do tempo, tem sido a de unir atividades com cunho didático, filantrópico e de entretenimento. Mas o resultado mais esperado é o estreitamento de laços entre os participantes, de modo a levá-los a compreender e criar estratégias de ações em conjunto, em equipe. A forte imposição do pensamento politicamente correto dos anos 90, no entanto, tem tentado banir o cunho competitivo das gincanas. O que se conseguiu, na verdade, foi deixar a palavra “gincana” fora de moda, mas sob outros nomes, a atividade tem-se reinventado e sobrevivido, já que a competição parece ser algo intrínseco ao estilo de vida ocidental. A questão não está em se evitar o confronto nas gincanas escolares, mesmo porque isso soaria hipócrita para uma instituição como a escola, fortemente baseada na exclusão por meio de notas, turmas, horários, normas e conteúdos impostos... O desafio é tirar o foco da competição em si, para ingredientes lúdicos e prazerosos que, com criatividade, podem ser inseridos nas atividades.
A proposta da Gincana 2008 é a ampliação do evento para além de apenas um dia, geralmente um sábado letivo, como tem acontecido nos anos anteriores. Este ano, foram proposta tarefas que se iniciam cerca de 15 dias antes do sábado letivo. Espera-se que a experiência seja o início de uma guinada para uma escola que, como preconizam os mais respeitados educadores, aposte na substituição gradual de boa parte das aulas expositivas, confinadas a salas-de-aula sufocantes, por projetos interdisciplinares pensados a curto, médio e longo prazo. A Gincana 2009, por exemplo, poderia ter início já no primeiro dia de aula, com atividades de lazer que aproximassem alunos, professores e técnicos. Uma forma descontraída de apresentar os calouros à escola e de quebrar o gelo constrangedor dos primeiros dias letivos. Uma gincana que culmine, no final do ano, na apresentação de resultados sólidos, baseados em pesquisas amparadas por professores e, claro, pela busca conjunta de respostas em fontes diversas e na experimentação. Essa parece ser uma forma sensata de promover o entrosamento e a busca autônoma pela informação e pelo conhecimento.
Dentro desse esquema, a pontuação atribuída às equipes da Gincana seria não fruto dos “vencedores” de tarefas soltas de um contexto, mas resultado de um trabalho pensado com base no conteúdo disciplinar e na filosofia educacional da instituição de ensino. A velha gincana, portanto, pode ser uma novidade que vá aos poucos incentivando professores e alunos a romperem antigos paradigmas disfarçados de mitos intocáveis, que ungem a sala-de-aula como templo indestrutível e solitário de adoração ao saber e promovem de fato a separação de alunos e professores. Orientados por campainhas, separados por paredes, unidos pelo temor em ousar.



tipos de tarefas
A Gincana 2008 terá tarefas de três tipos: Prévias, Classificatórias e Finais. As tarefas Prévias serão três: “Quem procura...”, “Quem planta...” e “Show do Intervalo”. As provas serão reveladas às equipes dia 20 de agosto. As duas primeiras se iniciam naquele mesmo dia. A terceira, dia 22 de agosto. Todas serão concluídas antes até no dia 5 de setembro: a “Quem procura...” até dia 5 a “Quem planta...”, tem de estar concluída até dia 3. Somadas, essas três tarefas distribuirão 70 pontos.
Já as Tarefas Classificatórias, não valem pontos. São desafios, baseados na lógica e na observação, que serão usados para classificar as equipes para a realização das Tarefas Finais, ou seja, serão úteis para fazer um ranqueamento das equipes e, com isso, definir a ordem de realização de alguma prova.
Por fim, as Tarefas Finais são aquelas realizadas no dia 6 de setembro. Serão cinco e somadas valem 180 pontos. A Gincana, portanto, vale 250 pontos.



T a r e f a s c l a s s i f i c a t ó r i a s
descrição
São tarefas-surpresa e não valem pontos. Seu objetivo é ranquear as equipes para a realização de alguma prova. Terão duração de 10 minutos no máximo e serão realizadas dentro dos QG´s sob a supervisão de um fiscal. Quando uma equipe consegue acertar um desafio, recebe uma senha do fiscal. Só será declarada vencedora de uma tarefa classificatória a equipe cujo líder entregar a alguém da organização, a senha. As tarefas classificatórias serão usadas para definir:
a) A ordem e o tempo de apresentação das equipes na tarefa 5 - “Eu prometo”
b) O desempate na tarefa 8 - “Pede para sair”. Caso mais de um aluno peça para deixar o jogo, a prioridade será daquele que erguer o braço direito primeiramente ou cuja equipe resolveu em primeiro lugar a tarefa classificatória relativa a essa prova. Caso candidatos fiquem empatados nos últimos lugares, ao final dos blocos de perguntas, o desempate também será feito com base na tarefa classificatória já realizada especificamente para a prova.
c) Desempate final. Se ao final da Gincana, duas ou mais equipes ficarem empatadas, o desempate será feito através da tarefa classificatória 8.1.


T a r e f a s p r é v i a s

Tarefa 1

Nome
“Quem procura...”

Tipo
Prévia

Descrição
Trata-se uma prova do tipo “caça ao tesouro”. Nesse caso, o tesouro são 20 pontos, o que equivale a começar a Gincana 2008 com uma vantagem de no mínimo 15 pontos sobre as outras equipes. Cada equipe receberá, no dia 20 de agosto, um envelope com uma pista. A partir dela, deverá desvendar outras cinco, que levarão ao bônus de 20 pontos. A cada pista desvendada, a equipe ganha 1 (um) ponto, podendo chegar a 5 (cinco) ou, no caso da equipe vitoriosa, a 20. Da pista 1 à 5, haverá uma instrução diferente para cada equipe. A sexta pista é a mesma para todas as equipes e leva aos bônus, que só poderá ser alcançado por um time: o primeiro a chegar. Cada equipe só deve seguir pistas específicas para ela - haverá a identificação da cor da equipe junto à pista.

Data de realização
Início dia 20 de agosto e término até dia 5 de setembro.

Duração
Até dezesseis (16) dias.

Valor
20 pontos



Tarefa 2

Nome
“Quem planta...”

Tipo
Prévia

Descrição
As jardineiras da escola foram limpas e divididas em 4 lotes distribuídos entre as equipes. Cabe a cada uma executar um trabalho de jardinagem nesses espaços. As equipes têm total liberdade para o preparo do solo e escolha da espécie a ser plantada, que pode ser muda ou semente e o uso de assessórios decorativos, como seixos, gravetos ou areia. Mas deve observar os critérios de avaliação. Além do plantio, cada equipe deve fixar junto a sua jardineira um impresso com as seguintes informações:

1. Justificativa da escolha da planta
2. Distribuição de tarefas dentro da equipe: quem fez o quê, que fonte foi pesquisada para se chegar a essa planta, onde a planta foi adquirida...
3. Detalhes sobre a planta: nome científico, nome popular, local de origem, data de floração (se for o caso)...

Data de realização
Os jardins devem estar prontos até o dia 3 (três) de setembro. Os jurados irão avaliar a tarefa no dia 4 (quatro) de setembro.

Local
Os jardins serão construídos nas jardineiras da escola previamente delimitadas pela Comissão Organizadora da Gincana 2008.

Duração
Até catorze (14) dias.

Valor
40 pontos

Critérios de avaliação
1. Criatividade
2. Justificativa
3. Informatividade, legibilidade e leiaute do Impresso
4. Perspectiva de perenidade da intervenção realizada
5. Envolvimento dos alunos no projeto


Observação
Essa tarefa será avaliada em duas etapas: uma no dia 4 de setembro e outra no dia 4 de novembro. A avaliação de setembro vai atribuir à equipe pontos válidos para a Gincana 2008. Já a de novembro, irá verificar o estado das jardineiras - sob os mesmos critérios da primeira avaliação - e decidir se as equipes merecem ou não 1 (um) crédito extra na pontuação que os professores darão aos membros da equipe no 4º bimestre. Portanto, as equipes devem continuar cuidando das jardineiras após o dia 6 de setembro, pois essa é uma prova que só termina no final do ano.


Tarefa 3

Nome
“Show do intervalo”

Tipo
Prévia

Descrição
Trata-se de prova-relâmpago, que será sempre realizada nos intervalos das aulas - no “recreio”. O objetivo é manter os membros das equipes mobilizados e, claro, tornar os intervalos mais divertidos. As tarefas serão repassadas às equipes na reunião do dia 20 de agosto.

Data de realização
De 22 de agosto a 5 de setembro

Local
Vários

Duração por equipe
Máximo de 10 minutos

Ordem de execução
Na reunião do dia 20, as equipes vão receber as tarefas, com instruções e dia de realização.

Valor
10 pontos. Cinco (5) pontos por tarefa. A equipe ganhará os pontos caso a comissão organizadora considere que a tarefa tenha sido cumprida.

Critérios para se considerar a tarefa cumprida
Obediência às regras da tarefa
Animação
Obediência ao tempo máximo da tarefa

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